ENTREGA GRATUITA A PARTIR DE 13,00€ PARA PORTUGAL CONTINENTAL

QUE RAÇÃO DAR A UM CÃO COM EXCESSO DE PESO?

20 | 03 | 2020
QUE RAÇÃO DAR A UM CÃO COM EXCESSO DE PESO?

O excesso de peso afeta alguns cães e pode desencadear diversos problemas de saúde. É essencial que a alimentação de cada animal seja adequada, para evitar o excesso de peso, especialmente se tem conhecimento que a raça do seu cão é propensa à obesidade. Quando o cão já tem excesso de peso, é essencial tomar medidas para poder proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao patudo.

Há determinados cães mais propensos à obesidade, dependendo isso do metabolismo de cada animal. Se acha que o seu cão está com peso superior ao que seria normal para as características dele, é aconselhável fazer uma visita ao médico veterinário. Este, melhor do que ninguém, saberá as medidas que deverá adotar para que o seu patudo volte ao peso normal e, consequentemente, tenha uma boa qualidade de vida. Além disso, é importante que as visitas ao veterinário sejam regulares, para que o cão seja acompanhado durante esta fase de perda de peso, garantindo a saúde dele.

Em casa, também poderá ir controlando o peso do seu melhor amigo. Primeiro, o tutor deve pesar-se sozinho. Depois, pegue o patudo ao colo e pese-se com ele. A diferença de valor será o peso do seu cão. Se for um cão de porte grande, que não seja possível pegar ao colo, o ideal será mesmo recorrer às balanças da clínica veterinária.

FATORES QUE PODEM LEVAR À OBESIDADE

Há determinadas raças de cães que têm maior tendência a ter excesso peso, quando comparadas com outras. Mas, além disso, há outros fatores que podem contribuir para o excesso de peso no cão, como é o caso da má alimentação e do sedentarismo.

Cada cão tem as suas características e é essencial que adapte a nutrição ao seu patudo. Evite alimentos de consumo humano e outras guloseimas que, mesmo sendo adequadas a cães, tenham elevado teor de gordura. Além disso, a falta de atividade física é outro fator muito importante, que pode levar à obesidade. A esterilização também pode contribui para o excesso de peso, dado que pode tornar o cão mais sedentário.

Artigos Destacados